sábado, junho 25, 2011

Boinas d'homem





Boinas da marca nova iorquina Goorin Bros., que as faz desde 1895 com uma mestria e dedicação como ninguém. Estes e outros modelos na loja 23 do Centro Comercial Bombarda, a Coisas d'homem.

quarta-feira, junho 22, 2011

‘capital do cartoon’


Humor mundial enche

a ‘capital do cartoon’ 

“Comunicação e Tecnologias” – tema 2011

 

A 13ª edição do PortoCartoon-World Festival abre oficialmente a 23 de Junho no Museu Nacional da Imprensa.

 

A sessão inaugural contará com a presença dos premiados que irão receber os respectivos prémios e troféus, desenhados por Siza Vieira.

Na altura será aberta ao público a exposição que reúne mais de 400 cartoons vindos de todo o mundo. Distribuídos por 800m2, entre a Galeria Internacional do Cartoon e a Galeria de Exposições Temporárias, poderão ser vistos os melhores trabalhos seleccionados pelo Júri internacional, presidido por George Wolinski, o cartunista com mais livros de humor publicados em França.

O cartunista polaco Zygmunt Zaradkiewicz foi o vencedor do Grande Prémio. O 2º Prémio recaiu num desenho de Plantu, artista de fama mundial que é presença quase diária na 1ª página do jornal Le Monde; e o 3º Prémio foi atribuído pela primeira vez a uma escultura, do autor português, Fernando Saraiva.

A elevada qualidade dos trabalhos levou o júri internacional do concurso a atribuir ainda 19 menções honrosas a artistas diferentes países, entre os quais a Bélgica, Brasil, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irão, México, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia e Turquia.

O tema deste ano – Comunicação e Tecnologias – permitiu a mais larga participação de sempre, com mais de 2.200 trabalhos, de 620 artistas, de 80 países. Neste concurso, o Irão superou todos os outros países, em trabalhos e participantes, logo seguido do Brasil, Roménia, Turquia, Portugal e Itália.

 

O XIII PortoCartoon pode ser visto até 31 de Dezembro, no horário habitual do Museu: todos os dias, incluindo domingos e feriados, das 15h às 20h. O Museu Nacional da Imprensa está instalado na cidade do Porto, a montante da Ponte do Freixo e a cinco minutos da estação CP/Metro de Campanhã.

Além desta exposição central, muitas outras iniciativas (indicadas a seguir) espalham o humor pela cidade, reforçando uma vez mais o Porto como ‘Capital do Cartoon’.

 

 

Festa da Caricatura

 

A Festa da Caricatura, decorre nos dias 25 e 26 de Junho, na Praça da Liberdade, entre as 15 e as 19 horas, numa iniciativa apoiada pela Câmara Municipal do Porto. 
Vários caricaturistas nacionais e estrangeiros, designadamente os principais premiados da edição deste ano, vão estar presentes para fazerem um ‘boneco humorístico’ a quem quiser posar para eles na Festa da Caricatura. Será uma oportunidade especial para o contacto pessoal com o cartunista polaco Zygmunt Zaradkiewicz, vencedor do Grande Prémio. Outros artistas da Roménia, Espanha, além de Portugal, estarão na Festa da Caricatura, contributo do Museu Nacional da Imprensa para a internacionalização das festas sanjoaninas.

 

 

Exposições: Prémio Público 2010 e Salão de Humor de Piracicaba

 

O PortoCartoon 2011 apresenta ainda duas exposições especiais: uma sobre Ambiente, do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (S. Paulo), festival com o qual o PortoCartoon tem um protocolo de cooperação; a outra, antológica, mostra os melhores trabalhos do português Santiagu, vencedor do Prémio do Público 2010. Anteriormente,  este “Prémio do Público” - correspondente à votação de cibernautas e visitantes - foi ganho por artistas da Bélgica, Brasil, China e Polónia.

 

 

Rua do PortoCartoon, Escultura e Extensões


A exemplo do que aconteceu no ano passado (Rua Galerias de Paris), a Rua de Cedofeita recebe uma designação toponímica provisória: Rua do PortoCartoon 2011. Até 21 de Setembro as lojas que aderirem à iniciativa vão poder mostrar o “riso do mundo”, através da apresentação de diferentes desenhos no seu interior.
A denominação é feita em articulação com a Câmara Municipal do Porto.

 

No âmbito da dinamização do Porto como “Capital do Cartoon” (designação internacional feita em 2008), será implantada uma escultura de humor na Rua Miguel Bombarda. A inauguração está marcada para o dia 25 de Junho. A escultura representa o Grande Prémio 2011 e insere-se na criação do “roteiro do humor”, para o qual já contribuiram Siza Vieira, Acácio de Carvalho e Zulmiro de Carvalho. A escultura deste ano é de Carlos Marques.

 

A partir do final de Junho haverá extensões com reproduções dos melhores trabalhos da 13º edição do PortoCartoon no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Estação de Campanha e diferentes locais da cidade do Porto (cafés, livrarias, centros comerciais).

 

 

 

 

sexta-feira, junho 17, 2011

FLASH! DAVID PENELA @ Ó! Galeria

Amanhã, dia 18 às 12h inaugura a Flash! de David Penela.

Festejamos o aniversário do CCBombarda com o mais recente autor da Ó! Galeria.
Não deixem de aparecer!

sábado, junho 11, 2011

Gravatas de malha @ coisas d'homem





Gravatas em malha criadas a pensar no homem moderno, sofisticado e elegante. Tal como todas as nossas outras peça, são peças exclusivas e únicas! Estamos na loja 23 do Centro Comercial Bombarda, apareçam, até já!

sexta-feira, junho 10, 2011

Sexta-feira CCBombarda


A partir das 17.30 , no CCBombarda. PROJECTO TEATRO IMEDIATO (2011) Bairro das Artes - 1º circuito A Terra na Boca – Associação Cultural abriu um novo espaço de experimentação para dramaturgos e encenadores, intitulado Teatro Imediato, onde se procura reflectir sobre as questões dos dias de hoje. Procurando novas formas de criar um teatro que pense, de uma forma diferente, palpável e presente, criámos um espaço de formação e experimentação, onde um pequeno grupo de dramaturgos e encenadores puderam, em conjunto, e num prazo muito limitado, criar pequenas peças para espaços não convencionais, onde se pudesse meditar, com palavras, corpos e movimento, sobre algumas das perplexidades que nos afectam. Deste modo, A. Branco e Maria Carneiro propõem-nos uma reflexão sobre a incerteza das relações do presente, Miguel Marques e António Alves Vieira um olhar sobre as múltiplas vozes que discutem o espaço que partilhamos, e Lara Morgado e Rita Burmester questionam a honestidade das palavras que poderão ser ou não nossas.

terça-feira, junho 07, 2011

Recriar nas Contas que Contam!!


- Também se faz arranjos?
- Claro que sim. E porque não tornar um colar velho num novo?
- Posso então trazer peças antigas para renovar?
- Pelo nosso cliente, o que não fazemos nós?! Venham conhecer o nosso espaço e deixem-nos recriar as suas peças.

"A exemplar educação de Edgar III" opening

sábado, junho 04, 2011

Inaugurações Simultâneas : Amanhã dia 4 de Junho

Inaugurações Simultâneas : Amanhã dia 4 de Junho


A galeria "Underground, Artes em Partes", e o CCBombarda (no espaço montra) tem o prazer de o/a convidar; para a exposição de escultura e desenho de:
Guilherme Castro, intitulada "Peixe fresco e graúdo"; Inteiro pode, por tempo indefinido, ser pendurado na sala ou na marquise. 
As postas, os rabos e as cabeças permitem compor bonitos centro de mesa.
Não necessita de cuidados especiais de conservação.
No que diz respeito aos desenhos o artista sugere que se pendurem nas paredes do escritório, do hall, da sala, dos quartos ou mesmo dos quartos de banho." 

Artes em Partes . Rua do Rosário, 274
CCBombarda Rua Miguel Bombarda, 285

quinta-feira, junho 02, 2011

Inauguração CCBombarda

Jabulani Maseko, Joana Rosa.

Emergência é feita com restos de uma fábrica abandonada em Matosinhos , e velhas janelas de uma casa em ruínas - uma instalação que remete para o estado geral do mundo em que vivemos: falências dos mercados financeiros, desastres naturais e atómicos, revoltas espontâneas nas ditaduras e democracias…

A implosão dos edifícios na cidade reforça a metáfora da casa e do mundo. O mundo desmorona-se, ou o mundo tal como o conhecíamos está a mudar. Nós também.

Este trabalho ao reflectir sobre o caos e, de certa forma, sobre a estética do caos, aponta para a possibilidade de intervir sobre aquilo que nos é mais próximo e mais íntimo: a casa e a cidade

“ Quando uma árvore cai na floresta e ninguém se dá conta, isso conta?”

Chegados de Londres, Jabulani e Joana ouviram esta história;

Contaram-me no outro dia da experiencia de estar ao lado. Desta vez era uma casa abandonada que desabou. Lá ao lado a favorita ficou tipo praia, ou seria mais tipo obra …mm talvez mais isso. Não sei : )! Certo é que até o recepcionista parecia uma estátua! Embalsamado pelo pó . estátuas da cidade .. seriam elas pessoas ou políticos…. politicas pessoas digo.. A verem esta cidade desvanecer e desintegrar-se sem nada fazer. Há quem diga que a culpa é das rendas fixas que não dão oportunidade aos proprietários de arranjar as casas ocupadas com antigas rendas. . E talvez há uns anos fosse por causa disso. Mas eles agora já estão devolutos e já estavam devolutos e antes disso também estavam devolutos. Como as próprias pessoas o estão. Ok as estratégias podiam ajudar mas também acabam por ser um bando de desculpas.. Sim porque uma alínea pode mudar muita coisa em pouco tempo mas algumas vontades também. É isto que quereis para os filhos? É este presente de cidade? – abandonada desmoronada desmazelada desmantelada desconfiada deprimida. Sim porque certo é que .. disse ele até morreu uma pessoa com o desabar desta ultima em Miguel Bombarda. E não me digam que era um mau investimento pois toda a gente sabe Miguel Bombarda ‘is booming!’

Eglantina Monteiro - 29 Maio 2011 - São Bartolomeu

quarta-feira, junho 01, 2011

"A EDUCAÇÃO DE EDGAR II" by ANA TORRIE @ Ó! Galeria



Opening: Saturday, 4th June at 12h

“Julgo ter visto também o vulto de um rapaz que me
olhou atentamente sem saber que me via. Vários dias se repetiu
a cena e sempre da mesma maneira à mesma longura.”

...

"I think I have also seen the figure of a boy I looked carefully
without knowing what I saw. Several days the scene was
repeated and always the same the same long life. "


Inaugurações Simultâneas


Sábado, dia 4 de Junho a partir das 16 horas.